Corticeira Amorim planta 2012 sobreiros em Ponte de Sor

Ir em baixo

Corticeira Amorim planta 2012 sobreiros em Ponte de Sor Empty Corticeira Amorim planta 2012 sobreiros em Ponte de Sor

Mensagem  Mandrágora em Seg 3 Dez 2012 - 10:04


Corticeira Amorim planta 2012 sobreiros em Ponte de Sor Thumbphpq

Corticeira Amorim planta 2012 sobreiros em Ponte de Sor

Vários colaboradores da Corticeira Amorim plantaram 2012 sobreiros em Ponte de Sor, no distrito de Portalegre. A acção fez parte do projecto Floresta Comum, da Quercus, e teve a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Sor, proprietária da Herdade do Monte Velho, onde se realizará a plantação.

O sobreiro, recorde-se, foi instituído Árvore Nacional de Portugal e destaca-se, a nível ambiental, pelo seu papel fundamental na fixação de CO2, na preservação da biodiversidade e no combate à desertificação. Realizada um dia após a celebração do Dia da Floresta Autóctone, esta acção visa aumentar o número de sobreiros por hectare nas actuais áreas de produção suberícola.

Segundo um relatório da WWF, Portugal é e será um dos países do Sul da Europa mais afectados pela desertificação, acelerada pelo fenómeno do aquecimento global. Note-se ainda que as zonas mais susceptíveis à desertificação – a perdas de fertilidade do solo, de produtividade biológica e de potencial de produção económica – coincidem com as áreas onde se assiste a fenómenos de despovoamento mais acentuados.

O sobreiro está na base de um ecossistema (Montado) que tem associado níveis elevados de biodiversidade, a melhoria da matéria orgânica dos solos e a regulação do ciclo hidrológico, sendo reconhecido como uma espécie prioritária no combate à desertificação.

Medidas como o adensamento das áreas ou de novas plantações de sobreiro afiguram-se como uma solução para travar o processo de degradação do solo e de perda da produtividade biológica e económica.

Fonte: GreenSavers

_________________
Portugal Natura
Mandrágora
Mandrágora

Mensagens : 327
Data de inscrição : 20/03/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum