Portugal tem os carros novos mais sustentáveis da Europa

Ir em baixo

Portugal tem os carros novos mais sustentáveis da Europa Empty Portugal tem os carros novos mais sustentáveis da Europa

Mensagem  Mandrágora em Sab 8 Dez 2012 - 18:55


Portugal tem os carros novos mais sustentáveis da Europa Thumbphpu

Portugal tem os carros novos mais sustentáveis da Europa

Portugal tem a frota de novos veículos ligeiros mais eficiente e limpos da Europa, de acordo com um estudo publicado pela Federação Europeia dos Transportes e Ambiente (T&E). Em 2011, os novos veículos ligeiros de passageiros em Portugal emitiram uma média de 122,8gCO2/Km, menos que os 124,5gCO2/Km de Malta e 125gCO2/Km da Dinamarca.

Segundo a Quercus, que faz parte da T&E, existem vários factores que justificam este desempenho positivo de Portugal: a frota média é dominada por veículos de dimensões mais reduzidas (e menos poluentes) do que a média dos países da UE, e a carga fiscal beneficia os veículos menos poluentes, com a componente de emissões de CO2a ser ponderada em 60% no Imposto sobre os Veículos (IA) e no Imposto Único de Circulação (IUC).

A crise económica que o país atravessa terá também resultado no decréscimo das vendas de novos veículos ligeiros, destacando as vendas dos mais eficientes.

Recorde como Portugal foi considerado o terceiro país, entre 58 de todo o mundo, com o melhor desempenho ambiental.

O estudo sustenta também que os fabricantes de automóveis europeus estão a ter um melhor desempenho do que a maioria dos seus concorrentes asiáticos, de modo a atingir a meta de redução das emissões para os novos veículos ligeiros de passageiros de 95 gCO2/km em 2020, definida pela legislação europeia.

Na corrida para atingir esta meta, todos os fabricantes europeus (exceto a Daimler AG) estão entre os primeiros nove lugares com bom desempenho, enquanto cinco dos últimos seis fabricantes automóveis com pior desempenho são asiáticos.

Este estudo da T&E é publicado anualmente desde 2006 e avalia o progresso dos fabricantes automóveis europeus no esforço de redução das emissões de C02dos novos veículos ligeiros de passageiros por forma a atingir a meta para 2015 (130gC02/km).

Em 2012, e pela primeira vez, o estudo aborda também o progresso dos fabricantes para atingir a meta para 2020 (95gC02/km), e atesta que é mais fácil cumprir as metas europeias de redução das emissões do que a indústria europeia tem vindo a invocar, desde que a legislação europeia entrou em vigor (2009).

De um modo geral, e considerando o ano de 2011, a indústria automóvel conseguiu reduzir os consumos de combustível e as emissões de CO2em 3,3%. Isto significa que, quatro anos antes da data prevista, a meta de 130 gC02/km para 2015 está apenas a 4% de distância. Entre as principais marcas automóveis, a Fiat, a Toyota e a Peugeot-Citroën já atingiram, em 2012, a meta de emissões para 2015.

Nos últimos quatro anos, as emissões de C02dos novos automóveis foram reduzidas a uma taxa anual de 4%. Com base na evolução tecnológica, o estudo estima que os fabricantes europeus de automóveis precisam de melhorar a eficiência dos veículos (e reduzir emissões de C02), a uma taxa anual de apenas 3,8% para atingir a meta de 95 gC02/km em 2020.

O estudo da T&E constata ainda que os fabricantes de automóveis estão a reduzir os consumos de combustível e emissões de C02dos veículos, não só através de melhorias tecnológicas introduzidas nos motores automóveis, mas também pela manipulação e sobrevalorização dos resultados dos testes que os comprovam, pelo que a diferença entre os valores oficiais e os valores reais tem vindo a aumentar.

Fonte: GreenSavers

_________________
Portugal Natura
Mandrágora
Mandrágora

Mensagens : 327
Data de inscrição : 20/03/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum