Surto de quitridiomicose ameaça o sapo-parteiro-comum na Serra da Estrela

Ir em baixo

Surto de quitridiomicose ameaça o sapo-parteiro-comum na Serra da Estrela Empty Surto de quitridiomicose ameaça o sapo-parteiro-comum na Serra da Estrela

Mensagem  Mandrágora em Qua 12 Dez 2012 - 18:49


Surto de quitridiomicose ameaça o sapo-parteiro-comum na Serra da Estrela Imagem1ey

Surto de quitridiomicose ameaça o sapo-parteiro-comum na Serra da Estrela

O aparecimento da quitridiomicose é agora amplamente reconhecida como uma das principais causas de declínio dos anfíbios e perda de biodiversidade em escala local e global. O fungo patogénico, Batrachochytrium dendrobatidis, que se pensa ter tido origem em África e que se espalhou por todo o mundo já causou várias extinções, tendo o primeiro caso de infecção na Península Ibérica sido registado há cerca de 10 anos

Em agosto de 2009, centenas de sapos-parteiros-comuns (Alytes obstetricans) foram encontrados mortos nas águas e nas margens de uma lagoa do Parque Natural da Serra da Estrela Natural (PNSE) e as análises confirmaram a sua infecção com o fungo patogénico. Dada a probabilidade de um novo surto de quitridiomicose, a equipa liderada pelo biólogo Gonçalo M. Rosa, investigador do Durrell Institute of Conservation and Ecology (Universidade de Kent) e do Centro de Biologia Ambiental da (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), avaliou os possíveis impactos desta doença em populações de sapo-parteiro-comum do PNSE através da realização de pesquisas de campo em 2010 e 2011.

Foi comparada a actual distribuição e abundância de sapo-parteiro-comum com registros históricos, e quantificou-se a prevalência actual e intensidade da infecção pelo fungo. Os resultados mostraram uma redução de 67% da área de ocorrência da espécie. Os resultados também mostraram que a reprodução está limitada a apenas 16% dos locais de reprodução confirmados conhecidos e que as larvas são agora menos abundantes. Há também uma incidência elevada do fungo Batrachochytrium dendrobatidis nos restantes sítios.

Surto de quitridiomicose ameaça o sapo-parteiro-comum na Serra da Estrela Midwifemaplarge

Estes efeitos foram mais pronunciados em altitudes acima de 1200 m. Os resultados sugerem que um surto de quitridiomicose é responsável pelo rápido declínio do sapo-parteiro-comum na Serra da Estrela, e medidas urgentes de conservação são necessárias para evitar a extinção local desta espécie.

O resumo do artigo pode ser consultado aqui.

Fonte: Wildlife Extra; Naturlink

_________________
Portugal Natura
Mandrágora
Mandrágora

Mensagens : 327
Data de inscrição : 20/03/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum