Portugal Natura
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rede Natura 2000 abrange as espécies ameaçadas mas é ineficiente quanto à sua representatividade territorial

Ir para baixo

Rede Natura 2000 abrange as espécies ameaçadas mas é ineficiente quanto à sua representatividade territorial Empty Rede Natura 2000 abrange as espécies ameaçadas mas é ineficiente quanto à sua representatividade territorial

Mensagem  Mandrágora Ter 29 Jan 2013 - 17:17


Rede Natura 2000 abrange as espécies ameaçadas mas é ineficiente quanto à sua representatividade territorial Marta200

Rede Natura 2000 abrange as espécies ameaçadas mas é ineficiente quanto à sua representatividade territorial

Uma análise realizada por uma equipa internacional de investigadores permitiu concluir que a Rede Natura 2000 abrange qualitativamente as espécies ameaçadas da UE mas não representa eficientemente a sua distribuição geográfica relativa, o que contribui para uma maior vulnerabilidade de algumas espécies.

Uma equipa de investigadores provenientes de diversas instituições e países europeus, avaliou até que ponto a rede de áreas protegidas estabelecida na União Europeia para conservação de espécies e habitats raros, ameaçados ou vulneráveis, designada por Rede Natura 2000, permite garantir a sua conservação ao nível continental. Para tal, verificou até que ponto as espécies-alvo ocorrem de fato nos mais de 100.000 sítios da Rede Natura 2000 existentes nos 27 Estados Membros da EU e se a extensão relativa das suas áreas de distribuição está de acordo com a sua representatividade geográfica relativa nesta rede.

Os resultados obtidos indicam que a definição dos sítios da Rede Natura 2000 foi bem sucedida no que se refere à inclusão das espécies-alvo numa rede de áreas estabelecidas para a sua conservação, apesar desta ter sido efetuada de forma largamente independente por cada um dos países da União. Esta abrangência adequada não evita, porém, que a representatividade geográfica relativa destas espécies seja pouco eficiente, verificando-se que diversas espécies estão geograficamente menos representadas do que seria de esperar pela extensão da sua distribuição continental. Esta sub-representação deverá ser tida em conta na criação de novas áreas protegidas na Europa, de modo que os novos sítios da Rede Natura 2000 venham a incluir prioritariamente as espécies ameaçadas cujas áreas de distribuição estão pior representadas na rede atual.

Como exemplos de espécies cuja área de distribuição está sobre-representada na Rede Natura 2000 são indicadas duas espécies aquáticas ou semi-aquáticas: a lontra (Lutra lutra) e o visão-europeu (Mustela lutreola). Pelo contrário, o morcego de Bechstein (Myotis bechsteinii) e a espécie de grilo Paracaloptenus caloptenoides são indicados como exemplos de espécies menos conhecidas do grande público e que estão sub-representadas na Rede Natura, requerendo proteção adicional.

Pode aceder ao artigo completo aqui.

Fonte: Naturlink
Mandrágora
Mandrágora

Mensagens : 327
Data de inscrição : 20/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos