Investigadora portuguesa quer plantar 100 mil árvores no Grande Porto

Ir em baixo

Investigadora portuguesa quer plantar 100 mil árvores no Grande Porto Empty Investigadora portuguesa quer plantar 100 mil árvores no Grande Porto

Mensagem  Mandrágora em Seg 25 Fev 2013 - 23:00


Investigadora portuguesa quer plantar 100 mil árvores no Grande Porto Thumbphps

Investigadora portuguesa quer plantar 100 mil árvores no Grande Porto

Marta Pinto, investigadora da Universidade Católica, é a promotora do projecto Futuro, que já plantou 19 mil árvores em 20 locais da Área Metropolitana do Porto, desde Outubro de 2011, e quer chegar às 100 mil plantações.

O projecto foi um dos três finalistas da 4ª edição do Prémio Terre de Femmes, promovido pela marca francesa de cosméticos Yves Rocher, e está hoje em destaque em vários jornais portugueses, entre os quais o Jornal de Notícias.

“[Quero] implementar, plantar e cuidar de florestas urbanas nativas, ou seja, espécies que são naturais do nosso território, com as pessoas e para as pessoas”, revelou a investigadora à Lusa.

As 19 mil árvores já plantadas foram colocadas em 13 dos 16 municípios do Grande Porto, sobretudo ao lado de rios, parques urbanos e áreas de monte dispersas no território. O rio Leça e a Serra de Santa Justa, no Porto, foram dois dos locais.

“É fundamental criar florestas nativas para ter uma melhor qualidade do ar e da água, ter nutrientes adequados no solo e menos carbono na atmosfera”, continuou a responsável. Sobreiros, carvalhos, freixos, ulmeiros, azevinhos e medronheiros são algumas das vinte espécies que serão plantadas na Área Metropolitana do Porto, cada uma delas adaptada a um local específico.

O projecto Futuro é promovido pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, em conjunto com a Área Metropolitana do Porto, tendo tido a colaboração de cerca de 35 entidades e mais de 3.000 voluntários.

Fonte: Green Savers

_________________
Portugal Natura
Mandrágora
Mandrágora

Mensagens : 327
Data de inscrição : 20/03/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum