Portugal Natura
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Corvo acolhe reserva pioneira de aves marinhas

Ir para baixo

Corvo acolhe reserva pioneira de aves marinhas Empty Corvo acolhe reserva pioneira de aves marinhas

Mensagem  Haddock Qua 9 maio 2012 - 10:53

Corvo acolhe reserva pioneira de aves marinhas Cagarros


O “Hotel dos Cagarros”, com uma centena de ninhos e vista para o mar, foi criado no Corvo, Açores, num projecto pioneiro a nível mundial que visa criar uma colónia para aves marinhas sem predadores.

A Reserva Anti-Predadores para a Nidificação de Aves Marinhas abrange uma área com cerca de um hectare na Ponta do Topo, vedada por uma rede fabricada por uma empresa especializada da Nova Zelândia, que impede a entrada de gatos e ratos.

“Esta zona da ilha está fechada desde Outubro e o controlo que realizamos mostra que não há predadores no interior da vedação”, afirmou Luís Costa, director executivo da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), em declarações à Lusa.

Este projecto pioneiro para a conservação das colónias de aves marinhas nos Açores, através da recuperação do seu habitat e de medidas de controlo e erradicação de espécies invasoras, integra o programa LIFE Ilhas Santuário para as Aves Marinhas, coordenado pela SPEA em parceria com a Secretaria Regional do Ambiente, Câmara do Corvo e Royal Society for the Protection of Birds.

Este santuário não é exclusivo dos cagarros, destina-se também a outras aves, como os estapagados ou os frulhos, que pesam apenas 200 gramas, mas são capazes de viajar 2200 quilómetros e mergulhar a 23 metros de profundidade.

“O objectivo é que venham para aqui todas as aves que são perseguidas por predadores e que já são raras nos Açores”, salientou Luís Costa.

Os terrenos onde foi criada a reserva foram escolhidos por terem condições para a nidificação das aves, mas também por não terem uso agrícola, estando em curso a recuperação da flora endémica. “Estamos a ficar com a vegetação própria deste local e esperamos que, se o habitat natural for recuperado, possam vir a aparecer outras espécies de plantas”, frisou Frederico Cardigos, director regional dos Assuntos do Mar, destacando a importância dos esforços em curso para criar condições para a nidificação de aves marinhas naquela zona.

Por agora, os responsáveis estão satisfeitos por algumas aves terem estado no local a “explorar” as condições existentes, esperando que, na próxima época de nidificação, o “hotel” tenha uma boa ocupação.

A pequena ilha do Corvo foi escolhida para esta iniciativa inovadora a nível mundial para testar métodos de erradicação de predadores e plantas invasoras pela sua localização geográfica e por ter um habitat privilegiado para a nidificação de aves marinhas.

O Corvo tem a maior população de cagarros nos Açores, é uma das duas ilhas do arquipélago onde nidificam os estapagados e acolhe frulhos nas suas encostas mais inacessíveis.

O sucesso deste projecto permitirá ter populações mais robustas de aves marinhas, que já ocuparam aos milhares as ilhas e ilhéus do arquipélago e actualmente estão reduzidas a pequenos ilhéus e falésias remotas. A excepção é o cagarro, já que mais de metade da população mundial desta ave nidifica todos os anos nos Açores.


fonte: http://ecosfera.publico.pt/
Haddock
Haddock

Mensagens : 88
Data de inscrição : 22/03/2012
Idade : 40
Localização : Montijo

http://ruadamisericordia.blogspot.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos