Portugal Natura
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Campanha internacional reúne fundos para novo Parque dos Burros

Ir para baixo

Campanha internacional reúne fundos para novo Parque dos Burros Empty Campanha internacional reúne fundos para novo Parque dos Burros

Mensagem  Admin Ter 13 Nov 2012 - 11:30

Campanha internacional reúne fundos para novo Parque dos Burros Burrosnaturezaportugal

Burro velho não aprende línguas, mas pode ensinar muita coisa. Mais do que animal de carga, os asnos chegam a ser terapeutas.

A resistência física que o torna capaz de suportar grandes cargas, mesmo em relevo acidentado, foi determinante para tornar o burro um dos animais mais utilizados pelo homem, no mundo inteiro. A mecanização da agricultura e o desenvolvimento dos transportes levaram a que estes animais tenham perdido a sua utilidade tradicional. Para os proteger, a Associação Burricadas e a Reserva de Burros uniram-se para criar o Parque dos Burros, um projecto que integra as duas associações num espaço perto da Aldeia da Mata Pequena, em Mafra.

De regiões semidesérticas, o asno adaptou-se facilmente ao nosso clima e tornou-se parte da paisagem rural portuguesa. Há cerca de 70 anos existiam em Portugal 270 mil burros. Hoje, os animais não chegam aos dez mil e quando já não conseguem ter força para os trabalhos agrícolas são vendidos para abate. É preciso protegê-los. "O espaço já se encontra em fase de construção, mas precisa de apoios para que possa ser finalizado, uma vez que os efeitos da crise se fizeram também aqui sentir e os apoios têm diminuído, impedindo a angariação de fundos necessários para construir o parque temático", explica Diogo Pimenta, da Associação Burricadas.

Como é mais fácil "puxar a carroça" a dois, as associações uniram-se na campanha Salvemos os Burros a Ajudar as Pessoas, integrada na iniciativa Naturafunding, um projecto de crowdfunding ambiental, que resulta de uma plataforma online de angariação de fundos. A Naturafunding já suportou também uma campanha de protecção ao lobo ibérico, no Centro de Recuperação do Lobo Ibérico de Mafra, na freguesia do Gradil.

A campanha Salvemos os Burros a Ajudar as Pessoas está a angariar donativos até 14 de Dezembro. O objectivo da campanha é atingir cerca de 27 mil euros. Por cada donativo "há uma contrapartida". Por exemplo, se o donativo for de sete euros recebe-se um diploma de agradecimento digital com a impressão do casco de um dos animais e a recepção de noticias regulares sobre o projecto. Com 47 euros tem-se ainda um burro feito artesanalmente em trapos. Se o donativo chegar aos 772 euros acrescenta-se um fim-de-semana no parque e a gravação do nome num mural de co-fundadores.

O novo espaço deverá abrigar 40 burros num refúgio e parque temático. "Estamos juntos nesta campanha e neste projecto, mas iremos, por agora, continuar a funcionar de uma forma independente", esclarece Rute Candeias, bióloga e co-gerente da Reserva dos Burros. A iniciativa serve também a protecção dos "burros reformados" (Associação Burricadas) e as actividades lúdicas e terapêuticas da Reserva dos Burros, onde será praticada a asinoterapia.

Como diz a sabedoria popular: "Antes bom burro, que ruim cavalo". O provérbio antigo destaca o temperamento paciente do animal que, conjugado com a sua fisionomia, de altura acessível, pouco intimidante, torna a asinoterapia indicada para os mais diversos tipos de pacientes e, em particular, nos que se apresentam física ou mentalmente incapacitados, incluindo crianças e idosos.

A asinoterapia usa o burro como co-terapeuta para sessões no tratamento de desordens emocionais, autismo, síndroma de Down, hiperactividade, distrofias musculares, dificuldades de fala, e outras patologias para as quais apresenta benefícios ao nível físico, emocional e mental. O objectivo passa por aumentar os níveis de confiança e de força física, do equilíbrio, da coordenação e da atenção e memória.

Fonte: Ecosfera
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 317
Data de inscrição : 19/03/2012
Idade : 43

https://portugalnatura.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos