Portugal Natura
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estudo revela que 94 por cento dos jovens portugueses considera trabalhar no estrangeiro

Ir para baixo

Estudo revela que 94 por cento dos jovens portugueses considera trabalhar no estrangeiro Empty Estudo revela que 94 por cento dos jovens portugueses considera trabalhar no estrangeiro

Mensagem  Mandrágora Ter 4 Dez 2012 - 16:31


Estudo revela que 94 por cento dos jovens portugueses considera trabalhar no estrangeiro 56349

Estudo revela que 94 por cento dos jovens portugueses considera trabalhar no estrangeiro

Um estudo que tem o objectivo de conhecer as intenções das gerações mais jovens em relação à formação e ao emprego, sob o tema «Trabalhar no estrangeiro», revelou que 94 por cento dos jovens portugueses considera a possibilidade de trabalhar fora do país.

Este é o 6º inquérito sobre emprego do ano e foi lançadopor um portal para universidades nacionais (Universia Portugal) e uma comunidade internacional de emprego formada por uma ampla rede de sites associados (instituições de ensino superior, meios de comunicação social e empresas, entre outros). No estudo, participaram 11937 pessoas, entre os 17 e 30 anos, de dez países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Portugal, Porto Rico e Uruguai.


A hipótese de trabalhar fora do país revela-se globalmente interessante para a maioria dos portugueses que participou no estudo (94 por cento). Aliás, 63 por cento dos inquiridos respondeu que o faria em qualquer área ou profissão, mesmo que não estivesse relacionado com a sua formação académica.

Relativamente às razões que os levariam a trabalhar no estrangeiro, 45 por cento dos participantes considera que essa experiência permitiria obter benefícios pessoais e profissionais. Para os restantes, este passo pode também trazer por acréscimo a possibilidade de arranjar um emprego melhor (38 por cento) ou de aumentar a rede de contactos (15 por cento). A decisão, estaria ligada a uma futura projecção profissional, longe de objectivos de curto prazo, como por exemplo viajar ou simplesmente a diversão (dois por cento).

Relativamente ao período de tempo em que estariam dispostos a estar fora do seu país, a maior percentagem recai sobre os que consideram que o mais indicado seria um período superior a oito anos (39 por cento), já 34 por cento iria entre um a três anos, e 21 por cento de quatro a sete anos. Por outro lado, apenas seis por cento dos inquiridos refere que esta experiência seria por um período inferior a um ano.

Estudo revela que 94 por cento dos jovens portugueses considera trabalhar no estrangeiro 56348

Contras

Como principal obstáculo para trabalhar noutros países surge a distância dos familiares (30 por cento), seguido da língua (22 por cento), o custo (15 cento), a instabilidade laboral (dez por cento) e o facto de ainda não se ter terminado o curso (oito por cento). Apesar disso, nove por cento dos inquiridos considera que no momento não existiria qualquer impedimento para se lançarem à aventura.

Este estudo é importante “para conhecer as expectativas dos estudantes relativamente à sua carreira profissional, bem como as suas intenções para ultrapassar as dificuldades que os jovens hoje têm em encontrar emprego na actual conjuntura”, segundo salientou Bernardo Sá Nogueira, director-geral do Universia Portugal e do portal trabalhando.pt.

Saliente-se que 51 por cento dos participantes responderam estar desempregados. Dentro da percentagem dos inquiridos, fora do sistema laboral, a maioria (43 por cento) pretende estudar idiomas nos próximos meses. O resultado indica que existe a intenção de ultrapassar a barreira idiomática, de forma a aceder à possibilidade de viajar para o estrangeiro em busca de novas oportunidades. Os restantes, por sua vez, planeiam trabalhar no estrangeiro ou em algo que não esteja relacionado com a sua formação académica (33 por cento), ou tirar uma pós-graduação (24 por cento).

Muitos dos dados portugueses são coincidentes com os dos jovens ibero-americanos, mas existe grande discrepância relativamente à duração da experiência, uma vez que estes últimos preferiam limitar-se a permanecer fora do seu país de origem por um período entre um a três anos (47 por cento) e como principais obstáculos apontam a língua (33 por cento) e os custos (16 por cento). Entre os entrevistados, destaca-se uma maior presença masculina (53 por cento) sobre a feminina (47 por cento).

Fonte: CiênciaHoje
Mandrágora
Mandrágora

Mensagens : 327
Data de inscrição : 20/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos