Portugal Natura
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rede Natura cresce 25 mil quilómetros quadrados

Ir para baixo

Rede Natura cresce 25 mil quilómetros quadrados Empty Rede Natura cresce 25 mil quilómetros quadrados

Mensagem  Mandrágora Qua 5 Dez 2012 - 21:56


Rede Natura cresce 25 mil quilómetros quadrados 734085

Rede Natura cresce 25 mil quilómetros quadrados

Há 235 novos sítios de “importância comunitária” em 20 países. Quase 18% do território da UE e 4% dos seus mares fazem já parte da rede de defesa da biodiversidade.

Quase 25 mil quilómetros quadrados, correspondentes a 235 novos “sítios de importância comunitária” propostos pelos estados-membros, foram acrescentados à rede Natura 2000, anunciou a União Europeia (UE).

A Natura 2000 é o principal instrumento comunitário de defesa da biodiversidade.

Os novos sítios localizam-se em 20 estados e dizem respeito a nove regiões biogeográficas da rede – alpina, atlântica, do Mar Negro, boreal, continental, macaronésica, mediterrânica, panónica e estépica.

Bulgária, Dinamarca, Estónia, França, Itália, Letónia, Malta, Roménia, Suécia, Eslováquia e Reino Unido são os países que mais contribuíram para o “alargamento”.

Entre os novos sítios o mais significativo é, provavelmente, segundo a UE, o Dogger Bank, uma zona de águas pouco profundas, com bancos de areia submersos, importante zona de desova e crescimento de espécies piscícolas comerciais, na parte central do Mar do Norte. Foi proposto pelo Reino Unido.

A Natura 2000 passa assim a abranger 768 mil quilómetros quadrados, o equivalente a 17,9% do território continental da UE, e mais de 217 mil quilómetros quadrados, cerca de 4% dos seus mares.

Os estados-membros têm seis anos para adoptarem medidas de protecção desses sítios. Composta por zonas de conservação e protecção especial são permitidas, no seu interior, actividades como a agricultura, o turismo, a exploração florestal e o lazer, desde que sejam sustentáveis e respeitem o ambiente natural.

Fonte: Público
Mandrágora
Mandrágora

Mensagens : 327
Data de inscrição : 20/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos