Portugal Natura
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eucalipto destrona pinheiro bravo como primeira espécie da floresta portuguesa

Ir para baixo

Eucalipto destrona pinheiro bravo como primeira espécie da floresta portuguesa Empty Eucalipto destrona pinheiro bravo como primeira espécie da floresta portuguesa

Mensagem  Mandrágora Ter 19 Fev 2013 - 22:48


Eucalipto destrona pinheiro bravo como primeira espécie da floresta portuguesa Thumbphpwa

Eucalipto destrona pinheiro bravo como primeira espécie da floresta portuguesa

Pela primeira vez, o eucalipto é a principal espécie da floresta portuguesa, destronando o pinheiro bravo, dominador durante uma vasta era. Segundo a versão preliminar do Inventário Florestal de 2010, publicada hoje no Público, os problemas da indústria do pinho agravaram-se, mas a produção de eucalipto continua insuficiente para a pasta e o papel.

Para além dos incêndios, pragas como o nemátodo e a falta de gestão são os principais argumentos que levam o pinhal português a estar em perda desde meados dos anos 90. Entre 1995 e 2010, a área ocupada pelos pinheiros bravos reduziu-se em 13%.

No mesmo período, os eucaliptos cresceram 16%, ocupando actualmente 750 hectares do território português, contra cerca de 600 mil do pinheiro bravo.

Por outro lado, 54% da área do pinheiro manso corresponde à plantação de cerca de 12 mil hectares neste período. A explicação destes factos reside na valorização do pinhão.

Num ecossistema com níveis de precipitação superiores a 800 milímetros por ano, um hectare de eucalipto pode render ao fim de dez anos cerca de €4.000. No pinhal, são precisos 35 anos até que se possa aproveitar madeira de qualidade para mobiliário, por exemplo.

Fonte: GreenSavers
Mandrágora
Mandrágora

Mensagens : 327
Data de inscrição : 20/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos