Portugal Natura
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Guia para transportar bicicletas nos transportes públicos portugueses

Ir para baixo

Guia para transportar bicicletas nos transportes públicos portugueses Empty Guia para transportar bicicletas nos transportes públicos portugueses

Mensagem  Mandrágora Ter 6 Nov 2012 - 18:34


Guia para transportar bicicletas nos transportes públicos portugueses Bikewjn

Guia para transportar bicicletas nos transportes públicos portugueses

A utilização de bicicletas nas cidades está a crescer. Todos os dias, milhares de cidadãos pegam no seu veículo de duas rodas e pedalam a caminho do seu trabalho ou escola. Mas há percursos que podem ser feitos através dos transportes públicos que, para além de serem mais rápidos e funcionais, acabam por proteger do clima.

Para facilitar a vida de quem, diariamente, recorre às duas rodas, o Menos Um Carro foi beber à revista Visão uma lista das empresas de transportes que permitem transportar a bicicleta no autocarro, metro ou comboios – com ou sem limitação de horários, no Porto ou Lisboa.

É essa lista que lhe colocamos à disposição.

Carris

O serviço Bike Bus da Carris permite sair de casa de bicicleta e “apanhar o autocarro” com ela, sem qualquer encargo adicional. Funciona nas seguintes carreiras:

708 (Martim Moniz – Parque das Nações);
723 (Campo Mártires da Pátria – Algés);
724 (Alcântara – Pontinha);
725 (Estação do Oriente – Prior Velho);
731 (Avenida José Malhoa – Moscavide centro).

Metropolitano de Lisboa

No Metropolitano de Lisboa, pode transportar gratuitamente a sua bicicleta, mas com horário condicionado. Nos dias úteis, a partir das 20h00; sábados, domingos e feriados durante todo o dia. Máximo de duas bicicletas por carruagem, desde que não se verifiquem grandes aglomerações de passageiros.

CP

Gratuito e sem limitações horárias. Cada pessoa pode transportar apenas uma bicicleta. Nos comboios urbanos da CP, o transporte é autorizado exclusivamente nas carruagens identificadas para o efeito. Já nos comboios regionais, para poder transportar a sua bicicleta, deve dirigir-se ao “operador de revisão”, a quem competirá garantir, ou não, o transporte do respectivo velocípede, uma vez que o mesmo está sujeito a limitações do espaço disponível. Veja aqui.

Fertagus

É permitido o transporte de velocípedes nos comboios da Fertagus, todos os dias da semana , excepto quando se verifiquem grandes aglomerações de passageiros na plataforma da estação ou no interior do comboio. Neste caso, os utilizadores de velocípedes deverão aguardar pelo final da aglomeração e respeitar as indicações que lhe sejam dadas pelo pessoal da Fertagus. Consulte as condições do transporte de bicicletas na Fertagus aqui.

Transtejo

O transporte de bicicletas na Transtejo é gratuito e sem limitações horárias nas seguintes ligações:
- Montijo-Cais do Sodré: lotação de 3 bicicletas;
- Seixal-Cais do Sodré: lotação de 3 bicicletas;
- Trafaria-Porto Brandão – Belém: lotação de 15 bicicletas. Para navios de “classe cacilhese”, a lotação é de 6 bicicletas;
- Barreiro-Terreiro do Paço: lotação condicionada a 2 bicicletas, entre as 6 h20 e as 9h30 (no sentido sul/norte), e entre as 17h00 e as 20h00 (no sentido norte/sul). Fora destes períodos a lotação é de 5 bicicletas.

Metro do Porto

O Metro do Porto autoriza o transporte das bicicletas no interior das carruagens, sem qualquer custo, em todas as linhas e horas, desde que as carruagens não se encontrem lotadas. Se estiverem lotadas, é conveniente que o ciclista aguarde a chegada do metro seguinte. As estações de metro da Trindade, Senhora da Hora, Casa da Música, Fórum da Maia, Pedras Rubras e Póvoa de Varzim possuem parques de estacionamento para bicicletas.

Fonte: GreenSavers
Mandrágora
Mandrágora

Mensagens : 327
Data de inscrição : 20/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos