Portugal Natura
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Universidades portuguesas ficarão “abaixo da linha de água”

Ir para baixo

Universidades portuguesas ficarão “abaixo da linha de água” Empty Universidades portuguesas ficarão “abaixo da linha de água”

Mensagem  Mandrágora Ter 27 Nov 2012 - 17:41

Universidades portuguesas ficarão “abaixo da linha de água” 56172

Universidades portuguesas ficarão “abaixo da linha de água”

De forma sincronizada com os seus homólogos, José Marques dos Santos, o reitor da Universidade do Porto, referiu que a redução de 9,4 por cento nas dotações às instituições de Ensino Superior levará a perdas na educação, investigação, inovação, especialização, cooperação, “na angariação de financiamento comunitário” e na internacionalização, “cortando a dinâmica de atracção de alunos estrangeiros”.

Ao meio dia em ponto, todos os reitores das 16 universidades públicas portuguesas comunicaram nas suas instituições o quadro de “consequências altamente nefastas para o funcionamento das universidades” e “um futuro sombrio” para o país, dada a eventual aprovação de cortes financeiros a que o Ensino Superior estará sujeito no Orçamento de Estado (OE) para 2013.
Estima-se que para o próximo ano não haja “recursos humanos nem materiais que permitam suportar o funcionamento das faculdades e dos institutos”, a situação levará ao desperdício “da capacidade e das condições institucionais, materiais e logísticas que permitem impulsionar novos projectos” de investigação, impossibilitará “a interacção com o tecido empresarial e com a malha social, reduzindo de forma adversa a capacidade que as universidades ganharam nos últimos anos” e “perturbando a participação em consórcios”, entre outras consequências.

O presidente do conselho de reitores, António Rendas, refere-se à situação como “um problema crónico”, já que os últimos cortes já têm afectado o normal funcionamento das universidades. As bibliotecas fecham mais cedo e algumas salas deixam de estar disponíveis e agora, “a investigação científica poderá também ser afectada” e alguns alunos poderão até perder apoios sociais.

No Porto, estiveram presentes órgãos de gestão das faculdades, directores e responsáveis de estudantes, membros do conselho geral e pedagógico e alguns professores indiscriminados.

Salários de docentes em causa

O reitor do Instituto Superior Técnico de Lisboa referiu mesmo que os salários dos docentes da instituição podem “estar em causa”. Entretanto, a Universidade dos Açores já assumiu que não vai ter dinheiro para pagar aos professores já no primeiro semestre, se for aprovada a versão actual da proposta do OE para 2013.

Em Coimbra falou-se de “um dia histórico”. As aulas foram mesmo interrompidas para que toda a comunidade académica pudesse acompanhar a comunicação do reitor. João Gabriel Silva considera que “o ensino superior público está em risco em Portugal”.

Inicialmente, durante o processo de preparação da proposta de orçamento, foi anunciado às instituições de Ensino Superior que a redução seria de 3,2 por cento, em vez dos 9,4. Em menos de oito anos, as universidades públicas portuguesas sofreram o corte de 200 milhões de euros.

Com o intuito de evitar a desintegração do sistema universitário português, os reitores e dirigentes académicos irão reunir-se no próximo dia 16, ao final da tarde, para uma comunicação solene e o conselho de reitores já pediu uma audiência com o Ministério das Finanças. A reunião será na Sala dos Capelos – local onde se firmou a nacionalidade portuguesa.

Fonte: CiênciaHoje
Mandrágora
Mandrágora

Mensagens : 327
Data de inscrição : 20/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos