Portugal Natura
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Atlas de áreas importantes para aves marinhas inclui 18 regiões portuguesas

Ir para baixo

Atlas de áreas importantes para aves marinhas inclui 18 regiões portuguesas Empty Atlas de áreas importantes para aves marinhas inclui 18 regiões portuguesas

Mensagem  Admin Seg 3 Dez 2012 - 17:59

Atlas de áreas importantes para aves marinhas inclui 18 regiões portuguesas Regioesportuguesas

O primeiro Atlas mundial das áreas importantes para as aves marinhas, que ficou disponível online, identifica 3000 regiões prioritárias para a conservação de várias espécies, e 18 delas são em Portugal.


A Sociedade para o Estudo das Aves (SPEA) disse que, para Portugal, foi realizada uma actualização relativamente à anterior lista, datada de 2008, tendo sido acrescentada uma área nos Açores, importante para as migrações da ameaçada freira-do-bugio.

Do total de áreas listadas para Portugal, somente uma, nas Berlengas, está protegida legalmente, o que representa “um grave atraso do Governo português nesta matéria”, segundo a SPEA.

“As aves marinhas são o grupo de aves mais ameaçado de extinção em todo o mundo, e pouco se sabia das áreas mais importantes para a sua conservação em pleno oceano”, relevantes porque muitas espécies viajam milhares de quilómetros em águas internacionais e vão para terra, em época de reprodução, explica a SPEA.

No decorrer da 11.ª Conferência da ONU sobre biodiversidade, em Hyderabad, na Índia, realizada na semana passada, a BirdLife International lançou o primeiro inventário global de áreas importantes para aves marinhas. Este inventário é considerado “uma valiosa contribuição” para alcançar o objectivo de proteger 10% das áreas marinhas e costeiras até 2020.

O Atlas online abrange 3000 áreas marinhas prioritárias identificadas para 350 espécies de aves em 150 países, e resulta de seis anos de trabalho de vários especialistas.

O documento fornece informações a públicos tão diversos como ambientalistas, decisores políticos, sectores de planeamento energético, parques eólicos, exploração de gás ou de petróleo, gestores das pescas e da poluição marinha e seguros.

Fonte:Público
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 317
Data de inscrição : 19/03/2012
Idade : 43

https://portugalnatura.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos