Portugal Natura
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alunas de escola dos Açores representam Portugal na CANSAT 2013

Ir para baixo

Alunas de escola dos Açores representam Portugal na CANSAT 2013 Empty Alunas de escola dos Açores representam Portugal na CANSAT 2013

Mensagem  Mandrágora Sex 22 Fev 2013 - 17:56

Alunas de escola dos Açores representam Portugal na CANSAT 2013 56924

Alunas de escola dos Açores representam Portugal na CANSAT 2013

É o segundo ano que estudantes da EBS de Santa Maria chegam à final do concurso de mini-satélites da ESA

Uma equipa composta por quatro alunas do 10º ano da Escola Básica e Secundária de Santa Maria (Açores) foi seleccionada pela Agência Espacial Europeia – ESA para representar Portugal na final da competição CANSAT 2013, a decorrer entre 10 e 14 de Abril próximo, em 't Harde, Holanda.

A equipa, denominada Air Sat One, e que está a ser orientada pelos professores Juan Nolasco e Hélder Chaves, esteve à conversa com o «Ciência Hoje» para explicar de que se trata este projecto.


Joana Baptista, a aluna responsável pelas telecomunicações, explicou que este é um “concurso de lançamento de satélites – que têm de caber numa lata de refrigerantes – e que devem efectuar duas missões”. A primeira, pré-definida e comum a todas as equipas, consiste na recolha dados relativos à altitude, a temperatura do ar, à pressão atmosférica e na sua transmissão para uma estação terrestre.

A segunda missão é definida pelas próprias equipas. “A nossa proposta foi uma missão de um voo autónomo de um planador; ou seja, fazer com que o mini-satélite volte em segurança para a terra depois de recolher os dados da missão primária”, explica Joana.

Mariana Sousa, responsável pelo software, acrescenta que a ideia da missão secundária “nasceu do facto da ilha ter um aeroporto construído ainda no contexto na II Guerra Mundial”, surgindo assim a ideia de um planador.

A proposta para a participação neste concurso, que o ano passado já tinha levado uma equipa da mesma escola à final, foi feita pelos professores, esclarece Rute Silva, encarregada da área da electrónica. “Fomos seleccionadas pelas notas de Físico-química”, diz, acrescentando que não estavam “nada à espera” de serem uma equipa finalista. “O facto de termos conseguido um óptimo lugar não nos cria expectativas nem nos pressiona, mas vamos dar o nosso melhor”.

A equipa tem “notado bastante interesse da parte da escola, bem como apoio da equipa que participou o ano passado”, refere Francisca Coelho, responsável pela parte de aerodinâmica do mini-satélite. “Temos todas muito gosto nesta área e tencionamos seguir a área das ciências em que estamos agora a trabalhar. Mas não sabemos ainda que 'paixão' vamos ter quando acabarmos o 12º ano. Só aí é que vamos decidir o que queremos fazer”, conclui.

Fonte: Ciência Hoje
Mandrágora
Mandrágora

Mensagens : 327
Data de inscrição : 20/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos